7 de nov. de 2013

SITUAÇÃO DOS PACIENTES DE MIELOMA MÚLTIPLO

Em 20 de maio de 2013 encaminhei para o Minstério da Saúde o seguinte questionamento:

a) existe por parte do Governo Federal um programa/campanha de divulgação e conscientização sobre o mieloma múltiplo? Caso negativo, há interesse em realizá-lo?

b) há uma estatística de quantos pacientes com mieloma múltiplo estão em tratamento?

c) faz parte do protocolo de atendimento dos profissionais do SUS a solicitação do exame eletroforese de proteínas séricas?

d) qual o tratamento dispensado pelo Governo Federal aos pacientes com mieloma múltiplo em termos de medicação e protocolos disponibilizados?

Pois bem. Levaram 6 (seis) meses para me darem a seguinte resposta:
 
MENSAGEM DE CONCLUSÃO DA DEMANDA
 
 
PREZADO(A) SR(A) ROGERIO DE SOUSA OLIVEIRA,


REFERENTE A SUA DEMANDA SOB O PROTOCOLO: 794011

ESCLARECEMOS QUE O DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA DO SUS TEM COMO ATRIBUIÇÕES, DENTRE OUTRAS: RECEBER SOLICITAÇÕES, RECLAMAÇÕES, DENÚNCIAS, ELOGIOS, INFORMAÇÕES E SUGESTÕES ENCAMINHADAS PELOS USUÁRIOS DO SUS E LEVÁ-LAS AO CONHECIMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES SEJAM ELES FEDERAIS, ESTADUAIS OU MUNICIPAIS.

POR OPORTUNO, INFORMAMOS QUE POR OPORTUNO INFORMAMOS QUE A SEGUINTE RESPOSTA FOI FORNECIDA INCA- INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, EM 05/09/2013, A ESTE DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA: CONFORME OFÍCIO N° 166/GAB/INCA-OG... SEGUE RESPOSTA ENVIADA PARA A OUVIDORIA GERAL DO SUS... PREZADOS SENHORES, TRANSMITIMOS RESPOSTA RECEBIDA DA CHEFIA DA ONCOLOGIA/DIREÇÃO DA UNIDADE HOSPITALAR HCI DO INCA-INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA: "A ONCOLOGIA CLÍNICA LIDA COM O DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIA MALÍGNA ESTABELECIDO. NÃO EXISTE UM PROGRAMA DE ALERTA PARA A POPULAÇÃO REFERENTE AO DIAGNÓSTICO DO MIELOMA MÚLTIPLO. A PREVALÊNCIA DESTE DIAGNÓSTICO É PEQUENA DIANTE DE TODOS OS DIAGNÓSTICOS DE CÂNCER. REPRESENTA CERCA DE 1% DAS NEOPLASIAS MALÍGNAS E EM TORNO DE 10% DAS NEOPLASIAS HEMATOLÓGICAS. UMA ESTRATÉGIA DE CAMPANHA DE ALERTA ESPECÍFICA DEVE SER CONSIDERADA E AVALIADA PELOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. DISPONIBILIZAMOS A OUVIDORIA GERAL DO INCA, SE NECESSÁRIO.

COM O OBJETIVO DE AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO POR ESTA OUVIDORIA DO SUS, SOLICITAMOS GENTILMENTE QUE O(A) SR(A) ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA CONFIRMAR AS INFORMAÇÕES ACIMA, NUM PRAZO MÁXIMO DE 60 DIAS A CONTAR DESTA DATA.

CASO NÃO HAJA NENHUMA MANIFESTAÇÃO CONTRÁRIA SUA DEMANDA SERÁ CONSIDERADA ATENDIDA E ARQUIVADA.

ATENCIOSAMENTE,

OUVIDORIA DO SUS


MENSAGEM AUTOMÁTICA. NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL.
OUVIDORIA GERAL DO SUS
MINISTÉRIO DA SAÚDE
SETOR DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL (SAF) SUL
QUADRA 2 LOTES 05/06 ED. PREMIUM TORRE I
3º ANDAR SALA 305
70070-600, BRASÍLIA-DF, 136


Como pode notar não responderam tudo o que perguntei.

Encaminharei nova demanda até que a resposta venha completa.

Porém, pelo pouco que responderam serviu para confirmar minha tese de que os pacientes de mieloma múltiplo são menosprezados e ignorados pelo Governo.

Por isso meu pensamento continua sendo no sentido de que precisamos nos unir mais, nos fortalecer, mostrar que somos interessados e que buscamos melhorias para o nosso tratamento e bem estar.

Estou fazendo a minha parte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário