4 de out. de 2016

FALTA DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO




É com grande preocupação que temos acompanhado a questão envolvendo os medicamentos para o tratamento do Mieloma Múltiplo.



SOBRE O ALKERAN (Melfalano):


Muitos pacientes que encontravam-se na fase do transplante autólogo tiveram o procedimento interrompido em decorrência da falta do ALKERAN (Melfalano).

Buscamos junto à empresa responsável GSK - GlaxoSmithKline Brasil Ltda., pelo email: sac.brasi@gsk.com,  informações sobre a falta do medicamento no mercado nacional.

Fomos informados de que o abastecimento estava sendo regularizado por meio das duas distribuidoras: Oncoprod - Telefone: 0800-17-0144 ou 0800-040-5060 - http://www.oncoprod.com/ e Expressa https://www.expressa.com/unidades-de-negocio.

Porém, em contato com as duas empresas citadas, não conseguimos respostas.

Voltamos a contatar a GSK. Fomos informados de que os hospitais devem fazer o pedido de compra que e assim serão atendidos.

Nossa sugestão: Converse com seu médico e passe para ele estas informações. Por certo eles saberão como agir.

SOBRE A TALIDOMIDA:


Fomos informados por alguns pacientes/cuidadores que a partir do mês de novembro/2016, não terão a talidomida disponível.

Para entender o ocorrido fomos buscar informações.

Contatamos a FUNED – Fundação Ezequiel Dias, localizada em Minas Gerais, empresa esta responsável pela fabricação e distribuição da Talidomida. (http://www.funed.mg.gov.br), telefone: 0800-283-1980

Após 2 dias de espera recebi ligação da farmacêutica da instituição e com ela pudemos compreender alguns fatos.

A FUNED apenas fabrica a Talidomida quando há pedido de compra do Ministério da Saúde.

Ao que nos parece, o último lote comprado e distribuído para o território nacional, é o que está disponível e vence neste mês de outubro/2016.

Porém, não souberam nos informar o que realmente está acontecendo e que a demanda foi encaminhada para a diretoria.

De qualquer forma fomos orientados a registrar reclamação formal via ouvidoria já que a FUNED é uma estatal de responsabilidade do Estado de Minas Gerais. Assim o fizemos e estamos aguardando um posicionamento.

Independentemente da resposta, a situação é por demais grave e não podemos ficamos parados.

Assim, postularemos reclamação junto ao Ministério Público Federal para apuração, providências e punição dos responsáveis, se assim entender.

Sugerimos que todos vocês façam o mesmo, acessando o link http://www.mpf.mp.br/unidades/procuradorias-regionais-da-republica1 é possível encontrar a procuradoria da sua região.

Infelizmente não podemos e não devemos aguardar mais.

Vamos fazer a nossa parte registrando nossas reclamação junto aos órgãos e empresas acima relacionadas.

Quem sabe quando todos os envolvidos passarem a receber uma grande quantidade de reclamação finalmente nos darão ouvidos.

Precisamos ser vistos para sermos lembrados!!

Qualquer dúvida nos procure por meio do email: dr.rsoliveira@uol.com.br ou telefone (11) 99792.9601 whatsApp.

Unidos somos mais fortes!

Abraço.


ROGÉRIO DE SOUSA OLIVEIRA
ABRAMM – Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo

3 comentários:

  1. Estou com meu pai em tratamento de Mieloma Multiplo, até semana passada tomou talidomida vencida, como não conseguimos mais o medicamento compramos uma caixa no Paraguai. Estamos muito preocupados com a situação e, agora nos deparamos também com a falta do Alkeran 2mg. Vou registrar as reclamações conforme orientação, e peço encarecidamente se alguém tiver alguma novidade que nos avise. Meu e-mail a_carlabb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Alguem pode me informar se Alkeram ja está disponivel no mercado?minha mae está cada dia mais debilitada com a falta do medicamento. Obgda.

    ResponderExcluir
  3. Não encontro Alkeran em lugar nenhum. A medica disse que não tem outro remedio para substituir, o que fazer????

    ResponderExcluir