15 de out. de 2012

DEPOIMENTO DA PACIENTE DE SÃO PAU LO - CAPITAL - LÚCIA FAVA

Mais um valiosa contribuição.

Tive o prazer de conhecer recentemente a Lúcia Fava num evento que reuniu pacientes e familiares de mieloma múltiplo.

Fiquei admirado com sua disposição e entusiasmo para a vida.

É isso mesmo Lúcia, compactuo da mesma ideologia.

Agradeço a colaboração.

Abraço.



"Meu nome é Lucia Pereira Gomes Fava e tenho Mieloma Múltiplo há 18 anos.

Meus primeiros sintomas foram dores no femur e depois passou para o joelho, em Agosto de 1994.  Como faço ginástica, achei que estava com alguma artrose ou qualquer outra coisa relacionada a esporte, fui não ligando até que não conseguia mais dormir com dor na perna.  Procurei um ortopedista, que é o primeiro médico que voce pensa, e ele fez vários exames e não detectou nada, só uma pequena lesão na bacia, que geralmente aparece em pessoas que estão grávidas.  Sugeriu que eu fizesse fisioterapia.  

Fiz durante algum tempo, e vi que não melhorava, conversei com um professor de educação fisica, e ele me levou para fazer acupuntura, fiz e também não melhorei.  Até um dia que eu não consegui levantar da cama, chamei um primo que é médico, e ele me levou para o hospital tomando analgésicos e fez vários exames, mas achando que seria hérnia de disco.  Neste meio tempo, de espera dos resultados, fiquei tomando analgésicos e anti-inflamatórios.  

Quando os exames ficaram prontos, eu como leiga, achei que estavam todos ótimos, a imunidade alta e tudo mais.  Mas ele me disse que não era bem assim, e me encaminhou ao hematologista.  Chegando nele, ele me disse que eu tinha Mieloma Múltiplo, um cancer que era uma doença rara, ainda mais para minha idade, eu tinha na época 47 anos, e que não tinha cura.  Fiquei em choque, parece que abriu um buraco e eu cai dentro, mas depois que sai do consultório, comecei a pensar....tenho duas filhas prestando vestibular, tenho marido, família e seu eu desanimar de alguma maneira vai afetar todos, então resolvi levantar a cabeça e enfrentar com coragem e sem desanimo.  

Foi o que fiz, e faço até hoje.  Já fiz tres transplantes de medula, um em 1995, outro em 2000 e o último em 2007 e se for preciso, tenho células para mais transplantes guardadas.  

O segredo é não desanimar, enfrentar e também não ficar pensando, tenho cancer...sou uma coitada, posso morrer...etc


Levo uma vida normal, faço ginástica, caminho, viajo e não perco nada que possa me fazer feliz.....porque a vida é muito boa de ser vivida intensamente!!!"

Um comentário: